CANTEIRO
BIO-SÉPTICO

A preocupação com os efluentes sanitários no Brasil quase sempre esteve relacionada com a transmissão de doenças e ao meio ambiente. Grande parte das cidades brasileiras apresenta déficit em relação a serviços de saneamento ambiental. Entretanto, este serviço é de fundamental importância para manter um ambiente saudável, pois, a ausência do saneamento ambiental desencadeia uma série de problemas como a contaminação da água e de alimentos, poluição de recursos hídricos, e a transmissão de doenças que causam uma grande quantidade de agravantes na população e até mesmo na economia. Os custos para estruturação dos sistemas de saneamento também são elevados, em compensação os benefícios são relevantes levando-se em consideração que diminuirá a quantidade de pessoas em hospitais, a degradação ambiental e a morte por doenças infecciosas. O Canteiro Bio-Séptico é composto por uma tecnologia simples, eficaz e sustentável utilizada para tratar os efluentes provenientes de águas cinzas e negras evitando a geração de resíduos de efluentes sanitários, e incentivando o cultivo de plantas hidrófilas.

Mesmo os dejetos que vem de sanitários convencionais podem ser tratados de forma ecológica. Ao contrário das fossas sépticas largamente utilizadas na maioria das residências que apenas decompõem os sólidos não livrando a água da contaminação por bactérias, staphylococcus, entre outras. No infiltrador séptico toda a matéria orgânica é digerida por plantas filtradoras em conjunto com microrganismos anaeróbios que ao absorverem a matéria orgânica proveniente das fezes filtram a água que depois é infiltrada no solo já limpa. A função das plantas hidrófilas é justamente para captar a água tratada de dentro do canteiro, evitando-se assim a geração de quaisquer tipos de resíduos.

Considera-se a eficiência da proposta demonstrada pelo canteiro Bio-Séptico uma solução simples e sustentável apesar de pouco conhecida. Realmente a natureza tem todas as respostas e precisamos melhorar nossa capacidade de observação, e principalmente, levar conhecimento as pessoas. Este modelo de canteiro Bio- Séptico serve de referência na substituição de fossas negras que existem por todo o país. É surpreendente a simplicidade e objetividade do projeto, pois é tudo que precisamos em relação ao saneamento básico. Devido ao baixo custo para confecção, à eficiência demonstrada na biodigestão e na filtração dos dejetos humanos aliada a consequente eliminação de agentes patogênicos, contribuem na não geração de resíduos provenientes de efluentes sanitários e não contaminam o meio ambiente.